Sem categoria
A Optometria é a profissão que cuida da sua visão e o Optometrista é um profissional formado e capacitado para avaliar sua visão.

 

A Optometria é uma profissão “centenária ”, há relatos que ela existe desde os anos de 1860.
E é reconhecida mundialmente pela ONU(Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) , como a “profissão responsável” pela diminuição da cegueira evitável em todo o mundo.
Você provavelmente já foi avaliado por um Optometrista e não sabia, acontece que ele são confundidos com o Oftalmologista, então você pergunta: Qual é a diferença?
O Optometrista cuida da qualidade e quantidade de sua visão, ao fazer uma avaliação em seus olhos , o Optometrista primeiro vai se atentar à saúde de seus olhos, fazendo uma análise para identificar se você tem alguma patologia. Visto que esta tudo bem com seus olhos fisiologicamente, o Optometrista vai avaliar a qualidade e a quantidade de sua visão e quando necessário irá prescrever um par de óculos , lentes de contato, lupas ou outras órteses que irão auxilá-lo(a) a enxergar melhor, ou até mesmo, quando necessário, irá encaminha-lo(a) a um outro Optometrista especialista, como: Ortóptico, Contatólogo, Protetico Ocular, Optometrista comportamental, Optometrista especializado em baixa visão, dentre outras especialidades da Optometria.
Você deve estar se perguntando: E o Oftalmologista?
É simples, o Oftalmologista é o profissional médico formado e capacitado para cuidar de “doenças” oculares e cirurgias.
Viu como é simples?
À  partir de hoje você terá consciência da diferença entre estas duas tão honrosas profissões.
Não esqueça , o mais importante é cuidar sempre de sua saúde visual!

Fonte adaptada: croosp.org.br