BLOG

20/09/2021

ESTAMOS FICANDO MAIS MÍOPES

É que com a superexposição às telas e à luz azul, a incidência de casos relacionados à dificuldade de focar e ver com nitidez de longe pode aumentar

Você é ou conhece alguém míope? Tudo indica que teremos mais míopes no mundo. Sabe por quê? É que com a superexposição às telas e à luz azul, a incidência de casos relacionados à dificuldade de focar e ver com nitidez de longe pode aumentar .

A alta exposição às telas de computadores, tablets e celulares, por exemplo, tem parcela considerável de culpa neste aumento de miopia. Sabemos com certeza que este aumento de casos se deve a grande exposição à luz artificial e pouca exposição à luz natural, a do sol.

E isso tem muito a ver com a rotina em casa. Vivemos em ambientes fechados, usando luz artificial praticamente durante todo o dia e, também, no período da noite. Aumentamos a quantidade de luz dos ambientes e, pior, a luz que usamos, a de LED, é diferente da luz elétrica tradicional e da luz natural. Mais ainda, usamos em demasia telas de computadores e celulares, também iluminados por LEDs que são ricos em luz azul, o componente mais nocivo da luz.

A luz azul pode causar miopia?

Sim, a luz azul pode causar miopia. Isto porque os nossos olhos e a nossa visão, estão muito mais adaptados à luz natural. A luz vinda do sol é policromática, ou seja: composta por vários espectros luminosos, cada qual com o seu comprimento de onda. É por isso, inclusive, que conseguimos ver as cores. Além disso, a luz natural é uma energia que chamamos de luz incoerente, que se espalha no ambiente em várias direções. É por isso que existem hoje muitas lentes no mercado óptico que trazem esse benefício.

E o que mais pode causar miopia?

Para além da luz azul, outros fatores podem ser capazes de estimular a miopia, como é o caso dos fatores genéticos. Ou seja, é possível que, se em sua família alguém tem miopia, você tenha maior tendência em desenvolver o problema. Ou seja, a boa visão é hereditária. Porém, embora fatores genéticos e hereditários possam ser responsáveis por doenças, distrofias e disfunções visuais, os fatores ambientais e a falta de controle e cuidados com os olhos e com a saúde, podem causar doenças oculares em pessoas que nasceram sem qualquer problema na visão.

Na Ótica Oriente você encontra opções de lentes com filtro azul de todos os laboratórios do mercado!